Dietoterapia Chinesa

A dietoterapia chinesa é um dos pilares mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa. O objetivo é usar os alimentos e ervas que ajudam a tonificar os órgãos, equilibrar o Qi (fluxo de energia que circula pelo corpo), promover a saúde e a nutrição através de uma alimentação saudável, individual e mais natural possível.

Os alimentos são escolhidos de acordo com os desequilíbrios do organismo para restaurar a harmonia dos cincos movimentos (Wu Xing), aos quais os órgãos e vísceras (Zang Fu) estão relacionados.

 Para avaliar a conduta certa é observado os desequilíbrios, desconfortos, sinais e sintomas e a natureza da doença. Na visão oriental, tudo o que acontece no corpo está relacionado com cinco órgãos vitais: Fígado (Gan), coração (Xin), Baço (Pi), pulmões (Fei) e rins (Shen).

Para manter ou restaurar a saúde, o organismo depende dos alimentos e do equilíbrio adequado, além disso, emoções desalinhadas também prejudicam o funcionamento do corpo. O baço e estomago são responsáveis em digerir e absorver não só alimentos e nutrientes, mas tudo em nossa vida. Eles regem a nossa capacidade de concentração, fixação, aprendizado e a forma que absorvemos os que vimos e vivemos. De acordo com a Medicina Chinesa o baço é o grande responsável pela transformação e pelo transporte dos alimentos, e na conversão dos alimentos em Qi (energia).

Os alimentos são considerados o substrato para o corpo e a mente (Shen) e tem dois aspectos Yin (material substancial e nutricional) e o aspecto Yang (energético e metabólico). Ao montar um plano alimentar é importante observar a natureza de cada alimento: sabor, aroma, cor, temperatura, textura, movimento, umidade, qualidades Yin ou Yang e pela correspondência de cada sabor com os órgãos e vísceras, com as emoções e estações do ano.

O sabor correspondente ao órgão realiza a tonificação se ele estiver com sua função deficiente, podem atuar como reguladores, mas se ele estiver com excesso de energia, o sabor correspondente pode ser prejudicial. Um exemplo seria para quem sinais de deficiência ou estagnação de fígado, se beneficia com o sabor azedo, então o limão será muito bem-vindo para este paciente.

Cuidar de você, trazendo o equilíbrio e o melhor resultado para a sua saúde integral na visão da Medicina chinesa é simplesmente encantador. Pensar na estação que estamos, no sabor que você deve escolher para cada horário, qual a melhor temperatura para aquele alimento, qual erva vai fazer diferença pra sua necessidade. A escolha do alimento para o seu plano alimentar não será baseada somente em calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas ou minerais e sim, nos alimentos com valor energético, terapêuticos, restauradores e com função de reequilíbrio para os seus desajustes.

Venha se apaixonar por uma alimentação de verdade feita para você e para cada situação da sua vida! Alimentos com vida e uma conduta feita com muito KarinHo para você!